Centro de Recursos Comunitários

O Centro Comunitário tem a missão de promover as competências dos beneficiários e voluntários nas atividades em que participam, com o intuito de combinar as “sinergias” da comunidade a favor do exercício da solidariedade e do bem-estar de todos os indivíduos.

Esta valência destina-se, numa primeira linha, à integração de pessoas beneficiárias do Rendimento Social de Inserção de ambos os sexos que tenham a participação em ações de formação, como uma das ações dos contratos de inserção. Porém, é igualmente aberta a utentes da ação social, como indivíduos em situação de risco social (como desempregados, jovens à procura do primeiro emprego, indivíduos em programas de reabilitação no âmbito das dependências, idosos em situação de isolamento) e comunidade em geral (Regulamento do centro comunitário).

A constituição destes espaços apresenta como objetivo dotar os formandos de conhecimentos e competências pessoais e sociais que os permitam rentabilizar recursos próprios, bem como promover a participação em atividades socialmente úteis e aproximação à vida laboral.

Hoje, alguns utentes que integraram as oficinas da Salvaterra são colaboradores da instituição através de Programas de Emprego.

O Centro Comunitário está preparado em termos físicos e humanos para concretização de formação e aprendizagem em quatro áreas que correspondem às oficinas de costura, lavandaria, tecelagem, carpintaria e jardinagem.

Jardinagem

Carpintaria