Percurso até aos dias de hoje

A Associação de Desenvolvimento e Solidariedade Social Mariense, Salvaterra, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), foi constituída em 28 de julho de 1998 com a missão de promover o desenvolvimento local e rural, incentivar a formação socioprofissional da população, desenvolver atividades culturais e ações de interesse social, com vista a proteger os cidadãos na velhice, bem como apoiar e salvaguardar os públicos mais desfavorecidos e em situação de exclusão.

• A Salvaterra iniciou a sua atividade com a criação de dois ATL´S, um em Vila do Porto e outro em Almagreira, que funcionaram durante cerca de 4 anos.

• Em outubro de 2000, foi criado o Centro de Informática de Vila do Porto, que era frequentado por crianças e jovens com poucos recursos. Com a redefinição dos espaços TIC na ilha, este Centro deixou de ser subsidiado pelo Governo Regional e em 31 de janeiro de 2014 foi encerrado, por não haver disponibilidade financeira da instituição para a sua manutenção.

• A 16 de julho de 2004, foi inaugurado o Centro de Recursos Comunitários, instalado na antiga Escola Primária de Santo António, na freguesia de Santo Espírito. O centro englobava 4 valências: Costura, Lavandaria, Carpintaria e Jardinagem.

• No ano seguinte, a Associação fundou o Ateliê de Sapateiro, inicialmente a funcionar no Mercado Municipal. Ainda hoje, é a Salvaterra que gere esta oficina, única na ilha.

• Em maio de 2011, foi criado o Centro de Convívio de Idosos de Santo Espírito que funciona desde na referida Escola de Santo António.

• Em 10 de junho de 2013, a organização instalou, no centro de Vila do Porto, a Loja Social que contempla a venda de roupa a preço simbólico, de artesanato e produtos hortícolas e ervas aromáticas, provenientes da horta social da Salvaterra. É, ainda, neste espaço que funciona a oficina de sapateiro.

• O aumento dos projetos e a diversificação das atividades motivaram a necessidade de se ampliar o espaço do Centro de Recursos, sendo por isso que, em 2016, a valência de carpintaria/jardinagem e os ateliês de costura e lavandaria passaram a funcionar na Escola Primária de Santa Bárbara.

• Hoje, através da cedência de um Quonset hut, nos terrenos do parque habitacional do Aeroporto, por parte do Governo Regional dos Açores, a Associação tem mais um espaço para o funcionamento das suas valências. Após a recuperação do histórico pavilhão, em 1 de junho de 2019, instalou-se, neste espaço, o ateliê de lavandaria. Dado o volume de roupa entregue e recolhida nos contentores de resíduos têxteis, houve a necessidade de se alargar o espaço do serviço de tratamento de roupa.

• Também no bidonville, foram instalados os Ateliês de costura, tecelagem e tratamento de lã.

Loja

Escola Santo António