Projetos Sociais

A Salvaterra organiza a sua intervenção, acima de tudo, na área Social. É através da criação de projetos sociais que a Associação dá “voz” à sua missão de apoiar e salvaguardar os públicos mais desfavorecidos e em situação de exclusão.

As atividades que se seguem, de apoio gratuito à população carenciada, são asseguradas por fundos próprios da instituição, mas também dependem muito da ajuda da comunidade mariense, através das doações de bens.

• SOS IDOSO: Numa perspetiva de combate ao isolamento social, da promoção de qualidade de vida e do bem-estar da população idosa, este projeto apoia idosos na realização de pequenas tarefas nas suas habitações e logradouros, para os quais já não tenham capacidade para as realizar. Companhia e conversação também fazem parte do projeto.

• Banco do Bébé: Esta iniciativa consiste num banco de empréstimo de utensílios e produtos direcionados ao cuidado do bebé, através das entregas realizadas por particulares a fim de apoiar mães e seus filhos em situação de carência económica/social.

• Banco Solidário: O projeto foi criado com o objetivo de assegurar o acesso a bens considerados essenciais a indivíduos e famílias carenciadas. Ao mesmo tempo, tem a finalidade de promover o reaproveitamento de recursos, combatendo o desperdício.

A iniciativa funciona como um banco de bens usados (mobiliário, eletrodomésticos e vestuário) doados à Associação e que depois são distribuídos a indivíduos e famílias carenciadas. Para tal, este projeto faz-se valer das entregas de bens diversos que são doados pela comunidade mariense. Em caso de reparação/tratamento, as nossas oficinas encarregam-se de consertar os bens que posteriormente são encaminhados e entregues aos utentes que solicitaram pedido de apoio.

• Carpintaria Social: A iniciativa surge para assegurar a melhoria das condições habitacionais de famílias em situação carência económica, promovendo apoio na área da carpintaria através de dois processos de funcionamento:

1) Apoio à confeção de bens na carpintaria – Execução e montagem de móveis, bem como peças em madeira pela carpintaria da Salvaterra, com fornecimento dos materiais pelos utentes;

2) Apoio de carpintaria pelo protocolo com o Serviço de Habitação – neste procedimento, as famílias por terem processo Habitacional e por situação de insuficiência económica, recebem o serviço de carpintaria sem qualquer custo.

• Ajuda Alimentar de emergência: Este projeto surge para acudir indivíduos e famílias em situação de grave carência económica. Através de doações ou da compra de alimentos pela Associação, os cabazes são preparados de acordo com o número de elementos e caracterização da família.

O Acesso aos projetos sociais da instituição tem o seguinte procedimento:

1. Requerimento – Entrada
  2. Análise económica -atendimento e/ou visita ao domicílio