Ateliê de Lavandaria, Costura e Tecelagem

Através da cedência de um Quonset hut, nos terrenos do parque habitacional do Aeroporto, por parte do Governo Regional dos Açores, a Associação tem mais um espaço para o funcionamento das suas valências.

Após a recuperação do histórico pavilhão, em 2019, instalou-se o ateliê de Lavandaria, Costura e Tecelagem.

A partir de novembro de 2017, a Salvaterra ficou responsável por dois contentores de reciclagem de roupa, calçado e brinquedos, únicos na ilha.

Além da recolha nestes contentores, a instituição recebe nas suas instalações doações da população.

É neste ateliê, onde se processa todo o tratamento da roupa que é higienizada e separada para comercialização na Loja Social, para reciclagem, para confeção de trabalhos de costura e tecelagem e ainda para doações na ilha e no exterior.

Muita da roupa que chega ao ateliê é transformada em malas, mochilas, bolsas, acessórios para o cabelo e para a casa, bem como em trabalhos de patchwork que são vendidos na Loja Social da Salvaterra.

Resgatar ofícios tradicionais dos nossos antepassados, um dos objetivos da Associação, também cabe nesta valência.

Na tecelagem, as nossas artesãs, sabedoras da arte no tear, espelham a sua mestria nas lindas mantas, nos tapetes, nos caminhos e individuais de mesa, bem como em peças com motivos de decoração tradicional.

Os trabalhos, peças únicas, encontram-se à venda na Loja Social.

As nossas tecedeiras fazem também trabalhos por encomenda.

Horário de funcionamento: 09h00 às 17:30.