Centro de Convívio da Salvaterra celebra a tradição dos Maios

O Centro de Convívio de Idosos da Salvaterra e o Gabinete de Apoio à Família da Santa Casa da Misericórdia uniram-se, uma vez mais, para celebrar as tradições.
No encontro do dia 27 de abril, que se realizou no Atelier de Lavandaria e Costura, transformámos velhos tecidos e roupas desusadas em dois bonecos alusivos à tradição dos Maios.
Os bonecos participaram no concurso promovido pela Associação Juvenil da Ilha de Santa Maria.
Os Maios
Esta tradição é uma das mais expressivas e que conseguiu perdurar no tempo. Os Açores não fogem à regra e também celebram o feriado nacional com a realização dos “Maios”.
São bonecos artesanais que representam pessoas do quotidiano. Por norma, a sua construção é feita a partir da utilização de materiais velhos (trapos), descartáveis e variam consoante a criatividade de cada um. Os bonecos tentam representar as atividades e os ofícios do dia a dia dos açorianos.
Além dessas representações, muitas vezes o “Maio” é o veículo utilizado para expor algumas críticas ou sátiras sociais, podendo mesmo representar algumas figuras atuais da sociedade.
Depois de concluída a sua construção, os bonecos são expostos, em pé ou sentados, à porta, à janela, na varanda e nos balcões das casas das pessoas ou até mesmo nas praças mais movimentadas e centrais das freguesias com o propósito de atrair a atenção das pessoas.